TFT – Terapia do Campo do Pensamento

TFT - Terapia do campo do pensamento
Compartilhe !!

O que é TFT (Thought Field Therapy)

O TFT foi desenvolvido pelo psicólogo Ph.D Dr. Roger Callahan, no início dos anos 80. É baseado no sistema de meridianos da acupuntura atuando no campo do pensamento, porém, não utiliza agulhas. O estímulo é causado pelas vibrações de pequenas batidinhas (tapping) nos pontos dos meridianos.

Quando estamos na presença de emoções negativas, crenças limitantes, situações estressantes ou traumáticas, o fluxo de energia do corpo humano (meridianos) é interrompido.

 

nutricionista, TFT

DR. Roger Callahan

Ao fazer o tapping nos pontos específicos dos meridianos com o pensamento focado no sentimento em questão (raiva, culpa, vergonha, medo…), o fluxo de energia é desbloqueado e o sentimento negativo é eliminado.

O TFT é a técnica original que desencadeou todo o movimento das chamadas psicologias energéticas e sua aplicação vem ajudando milhares de pessoas em todo o mundo. É uma técnica simples, porém, muito eficiente. Ao aplicar a técnica é possível curar traumas, medos e todo tipo de sentimento negativo em minutos.

Como surgiu o TFT

No ano de 1979, o psicólogo Dr. Roger Callahan atendeu uma mulher chamada Mary, que tinha uma fobia forte de água desde criança. Numa consulta Dr. Roger pediu para que ela pensasse em água e nesse momento Mary queixou-se de sensações ruins no estômago, Dr Roger lembrou que o meridiano do estômago começava na região abaixo dos olhos e pediu para a paciente dar batidas com os dedos na região desse meridiano, afim de melhorar essa sensação ruim, enquanto pensava sobre água. Assim que Mary faz o tapping relata não estar mais sentindo a sensação de mal estar bem como a fobia de água.

Veja o vídeo com o próprio Dr. Callahan relatando o ocorrido.

Estudos sobre TFT

Alguns vídeos dessas pesquisas você encontra aqui.

  • O TFT foi aplicado em 400 órfãos com sucesso para o tratamento do TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) em pré-adolescentes sobreviventes do genocídio de 1994 em Ruanda (Sakai 2006 e  2007).

  • O TFT foi aplicado com sucesso para o tratamento do TEPT  em centenas de sobreviventes de guerra em Kosovo (Professor Carl Johnson, 2001).

  • Estudantes usaram o TFT para ajudá-los a lidar com sentimentos violentos, raiva, superação de problemas com pais e amigos e para melhorar o desempenho escolar (Yancey, 2002).

  • Dois estudos feitos com pessoas céticas usando o Voice Technology resultaram em um índice de sucesso de 98% (Leonoff, 1996);

  • Aumento de 45% na velocidade de leitura após aplicada a correção de Reversão Psicológica do TFT (Blaich, 1988);

  • O TFT é a forma para se melhorar mais rapidamente o VFC (Variabilidade da Frequência Cardíaca) (Callahan, 2001) com resultados sem precedentes.

  • O TFT reduziu o medo de falar em público em um estudo sobre fobias (Schoninger, 2004);

  • O TFT foi eficiente como tratamento para fobia de injeções (Darby, 2002);

  • Melhora significativa no tratamento de Acrofobia (medo de altura), comparado ao uso de placebo (Carbonell, 1996);

  • Um estudo não publicado intitulado “Thought Field Therapy and Pain” (Terapia do Campo de Pensamento e Dor) de Robert Pasahow, PhD., membro da Junta Americana de Médicos Psicólogos, descobriu que o TFT reduziu a dor músculo-esqueletal, nos nervos e na espinha de dez entre doze pacientes tratados em um ambulatório de uma clínica psicológica privada. A comparação de uma avaliação de dor antes e depois do tratamento mostrou uma redução de 82% na escala de dor dos pacientes imediatamente após a administração do procedimento com TFT. Dez dos doze pacientes experimentaram alívio na dor de 88% ou mais imediatamente após o procedimento. Os outros dois pacientes não tiveram redução na dor.” (Pasahow, 2013).

Esses dados encontram-se no site do Instituto TFT Brasil – www.tftbrasil.com.br

Posted on 18 de março de 2016 in TFT

Share the Story

About the Author

Silvia Dalpicolli - Nutricionista E Coach. Rua Garibaldi 810 sala 501, centro. Caxias do Sul, RS, Brasil.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top