Sono

sono

Uma boa noite de sono é essencial ao organismo, através do sono podemos: restaurar os processos químicos e físicos do organismo, conservar energia corporal, estimular o crescimento cerebral, ativar hormônios responsáveis pelo metabolismo, consolidar a memória.

A média de sono diária é de 8 horas, existem pessoas que necessitam de mais horas e existem pessoas que necessitam de menos horas, na prática se você acordar disposto, com vigor e sentindo-se bem você dormiu o suficiente.
Quem dorme pouco estará propenso a menor disposição, a envelhecer mais precocemente, sujeito a infecções, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, falhas de memória, esquecimentos, alterações de humor, diminuição de criatividade, de atenção e do equilíbrio corporal. Ocorre também a diminuição da liberação do hormônio leptina (que controla a saciedade) e do aumento na produção do cortisol (propiciando níveis de estresse aumentados provocando reserva de gordura corporal).
Para dormir bem é necessário uma rotina com horários definidos para dormir e acordar, praticar atividade física regularmente, não abusar de estimulantes durante o dia como o café, chá preto, chimarrão, manter o quarto escuro e ter uma alimentação rica em nutrientes. Bons sonhos!

Tags: Dicas da Nutri

Back to Top