Insulina

insulina

A insulina é um hormônio que dentre suas funções a principal é transportar a glicose presente na corrente sanguínea para dentro das células. Essa glicose tem dois destinos de armazenamento: glicogênio e gordura.
O glicogênio é armazenado no fígado e músculos e é uma energia de rápido acesso, até aí tudo certo. Contudo nossa capacidade de armazenamento de glicogênio é bastante limitada e quando excedemos esse limite essa glicose se transformará em gordura armazenada em forma de triglicerídeos.
Toda vez que nosso nível sanguíneo de insulina sobe rapidamente (picos de insulina) em função do excesso de glicose, o armazenamento em forma de gordura acontece. 
Então sentimos fome, para repor essa glicose, virando um ciclo de fome e armazenamento de gordura.
ciclo da fome pelo aumento da insulina

Baixando os níveis de insulina o organismo não armazena mais a glicose em forma de gordura, passa a utilizar a gordura corporal como fonte de energia. Parece simples e, de fato, é muito simples.

Para manter os níveis desse hormônio baixos e trabalhando à seu favor, mudanças nos hábitos alimentares são essenciais, uma vez que o nutriente responsável pelo aumento dela é o carboidrato. Um estilo de vida  low carb (baixo carboidrato) com comida de verdade é bastante eficiente no controle desse hormônio, pois reduz-se o elemento que estimula a liberação do mesmo.

Insulina controlada = gordura corporal como combustível = emagrecimento.

Tags: Low Carb

Back to Top