Começando na Low Carb

low carb high fat (lchf)
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Aqui mostro um guia prático para quem está começando na low carb.

Low carb: o início

Você decidiu começar esse novo estilo de vida, sim estilo de vida e não dieta, gosto desse conceito porque é algo a ser considerado para o resto da vida e não algo de passagem. Eu sei que no começo assusta e muitos questionam: “ai nossa,  nunca mais vou poder comer um pãozinho ou uma macarronada?”. Calma pessoal, nunca é tempo demais, é claro que você poderá fazer suas concessões, tudo vai depender do seu objetivo, foco, determinação, da sua relação com a comida e por aí vai. Vamos ao que realmente interessa e o motivo real por você estar lendo esse artigo, o que comer e o que não comer nesse estilo de vida.

Observação: As informações contidas aqui são uma orientação geral para pessoas saudáveis e não substitui o acompanhamento com seu médico ou nutricionista.

O que comer na low carb

salmão + salada + gordura boa

  • Carnes e vísceras: (gado, frango, suíno, coração, moela, fígado…)
  • Peixes e frutos do mar: (salmão, tilápia, camarão, lula, marisco…)
  • Ovos, caipiras se possível, de todas as formas com as GEMAS (cozido, frito, omelete…)
  • Gorduras (nata, creme de leite, óleo de coco, azeite de oliva extravirgem, manteiga, bacon artesanal, banha de porco artesanal)
  • Legumes e verduras: abuse deles! São a base da sua dieta (couve-flor, brócolis, repolho, aspargos, abobrinha, moranga, berinjela, pepino, alface, tomate, azeitona, cogumelos, pimentão…)
  • Queijos amarelos
  • Iogurtes: natural integral sem sabor
  • Oleaginosas (macadâmia, amêndoa, noz, castanha do Pará, avelã) e suas farinhas
  • Frutas (coco, abacate, morango, amora, kiwi, pitanga, limão…)
  • Bebidas: água, café sem açúcar, água aromatizada, chá sem açúcar.

No início você pode usar o adoçante estévia para substituir o açúcar, pense em usá-lo como algo transitório para posteriormente retirar da sua rotina alimentar, ou usá-lo em alguma preparação doce, eventualmente, de sobremesa, por exemplo.

O que não comer na low carb

 grãos e cereais

  • Açúcar: (de mesa – sacarose, demerara, mascavo, de coco)
  • Grãos e Cereais (trigo, soja, milho, ervilha, feijão, lentilha, arroz, pão, massas, aveia, centeio, cevada, polenta…) incluindo suas farinhas
  • Tubérculos e raízes (batata, batata doce, aipim, quinoa, tapioca, pinhão…)
  • Margarina e óleos vegetais (soja, canola, milho, girassol…)
  • Cerveja = pão líquido
  • Adoçantes: sacarina, ciclamato, sucralose e aspartame.
  • Produtos diet, light e zero

Você pode optar por cortar tudo de uma vez ou ir aos poucos, eu oriento cortar tudo de cara, pois, quando é aos poucos você compensa a falta de um pelo outro. Por exemplo, retira o pão mas em compensação acaba comendo mais massa, ou arroz. Você acaba trocando seis por meia dúzia. Não acontece com todas as pessoas, algumas se dão muito bem nesse processo de retirar aos poucos, como saber se funciona com você? Testando!

 Benefícios da low carb

Confira alguns benefícios da low carb:

  • perda de peso;
  • controle da glicose sanguínea;
  • melhora do perfil lipídico (colesterol, triglicerídeos);
  • maior disposição;
  • maior velocidade e clareza de pensamento;
  • melhora da imunidade;
  • melhora do controle do mecanismo fome/saciedade;
  • redução da compulsão por doces.

Posted on 19 de fevereiro de 2016 in Low carb

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About the Author

Silvia Dalpicolli - Nutricionista E Coach. Rua Garibaldi 810 sala 501, centro. Caxias do Sul, RS, Brasil.

Response (1)

  1. Isabella
    19 de outubro de 2016 at 00:09 · Responder

    Olá doutora!
    Estou iniciando minha vida low carb, e tenho uma dúvida: nesse tipo de alimentação quando o foco é emagrecimento é necessário contar calorias ? Para ter o tal balanço negativo de calorias ? Ou apenas cortando os carbs eu posso comer o quanto desejar ?

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